quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

GOVERNO LANÇA O PROGRAMA PALMA RESISTENTE

Compartilhe »»



O governador Ricardo Coutinho vai lançar, nesta sexta-feira (15), às 10h, no Parque de Exposições de Campina Grande, o Programa Palma Resistente, cujo objetivo é combater a praga da cochonilha do carmim, que nos últimos anos tem dizimado a produção da palma forrageira na Paraíba.
Durante a solenidade, serão distribuídas 200 mil raquetes de palma resistente à praga de um total de 4,5 milhões que serão entregues na primeira etapa do programa. Serão beneficiados 20 mil produtores rurais.

Além das raquetes, a Sedap fará a entrega simbólica de um caminhão adquirido para suprir as necessidades do programa. O Gabinete da Palma e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) orientarão os agricultores por meio de minicursos e apresentações sobre o manejo correto de plantio da palma, a fim de que a cultura resistente atenda plenamente as necessidades do produtor.

O programa “Palma Resistente” é um conjunto de projetos – alguns de ação imediata e outros estruturantes – que pretende sanar o problema da praga da cochonilha no Estado com a distribuição e multiplicação de variedades de palma resistente.
“O programa atua na ajuda emergencial ao produtor que sofre com essa severa estiagem, mas também se direciona para uma prática estruturante da garantia da palma resistente no futuro”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista,

Inicialmente, o programa conta com dois projetos. A primeira grande ação será a execução do projeto de fomento e distribuição de 4,5 milhões de raquetes de palma resistente, que foi elaborado pela Sedap em parceria com a Emepa. A intenção é que cada agricultor de todas as regiões do Estado receba 1000 raquetes de palma resistente.
“Essa primeira ação do programa é uma resposta imediata às necessidades do agricultor que sofre com essa estiagem. O agricultor sabe a importância dessa palma nesse período difícil de seca”, comentou Marenilson Batista.

As solicitações de palma feitas pelas prefeituras e sindicatos estão sendo cruzadas por funcionários da Sedap e da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para que cada agricultor receba a quantidade necessária de raquetes.
Nesta primeira ação serão distribuídas as variedades Palmepa PB1 e PB3, que foram desenvolvidas pela própria Emepa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário