quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PUXINANÃ: SEDUC REALIZA CAPACITAÇÃO PARA PBA

Compartilhe »»


Descrição: Equipe capacitada receberá certificado ao final do curso Na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Puxinanã, através da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou as atividades para capacitação dos coordenadores e orientadores que trabalharão no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal em Puxinanã.

O PBA tem como objetivo erradicar o analfabetismo entre aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar as escolas. O programa é fundamental para o reconhecimento da educação como direito humano, e é destinado aos jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos.

A capacitação realizada pela prefeitura municipal, em parceria com a Seduc, que iniciou  hoje, se estenderá até a sexta-feira (18). A programação oferece palestras teóricas sobre o funcionamento do PBA, além de atividades práticas que tornarão o trabalho muito mais prazeroso e eficiente.

A pedagoga e coordenadora geral do treinamento, Inácia Silva, afirmou que “esse programa proporcionará uma grande riqueza de conhecimento para aqueles que vivem no 'escuro'. Os cidadãos que serão alfabetizados terão independência e autonomia para conhecerem seus direitos e ler as informações contidas em seus documentos pessoais, melhorando assim, a autoestima e confiança de todos”.

A secretária de saúde, Daniela Andrade, ressaltou ainda, que todos os inscritos serão alfabetizados, mesmo aqueles que não tenham acesso ao sistema nacional gerido pelo Ministério da Educação (MEC). “Infelizmente, na gestão anterior, muitas pessoas eram inscritas no programa mas não recebiam as aulas. Então, quando recebemos as inscrições e consultamos no sistema, este acusava que aquela pessoa já havia sido alfabetizada. Nós identificamos o problema, e garantimos que todos eles serão devidamente alfabetizados e receberão aquilo que lhe são de direito.”, enfatizou Daniela.

Os orientadores e coordenadores capacitados pela Seduc para o programa, são professores e também voluntários que desejam contribuir para o desenvolvimento dos cidadãos e acabar com o índice de analfabetos no município. Ao final da capacitação, eles receberão certificado de conclusão.
Por: André Marinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário