terça-feira, 12 de novembro de 2013

LAGOA SECA DISCUTE CONSÓRCIO SOBRE RESÍDUOS

Compartilhe »»


Na manhã da última segunda-feira, dia 11, em Alagoa Nova, o prefeito José Tadeu, participou juntamente com mais 9 prefeitos da região do brejo e do agreste do Estado de mais uma reunião a cerca do Consórcio Intermunicipal de Resíduos sólidos da Borborema.

As vantagens para os Municípios participantes do Consórcio vão desde a correta destinação dos resíduos, passando pela geração de empregos diretos e indiretos, além do recolhimento de tributos municipais e estaduais, como ISS e o ICMS sócio ambiental.

O Consórcio dos Resíduos Sólidos prevê de fato entrar em vigor a partir de agosto de 2014, os municípios deverão estar com a questão do lixo reciclável, resíduos sólidos e compostagem organizada. Não se poderá mais ter os lixões a céu aberto. O Consócio é a principal proposta para auxiliar e dar maior condição aos municípios pequenos, já que montar a estrutura para dar o destino certo para o lixo é grande e de altos custos.

Já está decidido que a sede do Consórcio será em Alagoa Nova e ainda numa tentativa de acordo para que Remígio receba o aterro sanitário, onde deverá ser destinado menos de 10% de dejetos dos Municípios envolvidos. O que soma uma parcela mínima do lixo produzido nas cidades.



CAPACITAÇÃO EM AVICULTURA-
A Prefeitura de Lagoa Seca através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos realizou no período de 07 a 09 de Novembro o 2º Curso de Avicultura. O curso, oferecido à da Zona rural de Lagoa Seca, contou com a participação de 43 pessoas. 

Segundo o Secretário de Agricultura, Pedro Fialho, o curso ofereceu aos participantes o manejo de novas técnicas de como criar as aves de forma adequada, oportunizando mais qualificação profissional e melhoria da qualidade de vida, reforçando a renda dos participantes e suas famílias.

O curso de avicultura teve como foco o manejo correto para a criação de Galinha Caipira e foi mais uma ação parceira da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário