Compartilhe »»
|
|
Tweet |
Depois de um mês inteiro dedicado à
prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de
Campina Grande vai realizar uma campanha com foco na promoção e prevenção à
saúde do homem, o “Novembro Azul”. A mobilização será lançada oficialmente
nesta sexta-feira, 08, às 14h30, no auditório da Vila do Artesão, no bairro de
São José. No evento, será apresentada a programação completa das ações que
serão desenvolvidas durante o mês, assim como as estratégias para mobilizar e
sensibilizar os homens quanto aos cuidados com a saúde.
Com o tema “Não deixe sua saúde no
vermelho. Cuide-se”, a campanha não deverá abordar apenas a prevenção ao câncer
de próstata, mas a saúde integral dos homens. As atividades terão a finalidade
de alertar para os perigos da hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo,
obesidade, saúde bucal, tabagismo e ansiedade, por exemplo. A proposta da
mobilização é mostrar que vários fatores podem influenciar na qualidade de vida
do homem, que, normalmente, deixa os cuidados com a saúde em segundo plano.
Segundo a secretária municipal de
saúde, Lúcia Derks, o “Novembro Azul” campinense terá um diferencial das
campanhas que estão sendo realizadas em várias partes do mundo com o mesmo
objetivo. “Nossa primeira decisão, ao formatar a campanha, foi não trabalhar
apenas com a faixa etária acima dos quarenta anos, que é o público prioritário
das campanhas de prevenção ao câncer de próstata. O que queremos é criar a
cultura do cuidado com a saúde nos homens de Campina desde a juventude, fazendo
com que eles procurem os serviços não como último recurso, mas como uma forma
de ter uma vida mais saudável”, explicou.
Lúcia Derks informou ainda que a
ampliação do foco da campanha resultou do entendimento de valorizar a Política
Nacional da Saúde Integral do Homem, preconizada pelo Ministério da Saúde. “Em
média, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres, e isso acontece
porque eles têm mais doenças cardíacas, cânceres, colesterol alto, pressão
alta, diabetes, além de estarem mais expostos à acidentes de trabalho e de
trânsito. Eles também utilizam mais bebidas alcoólicas e se envolvem na maioria
das situações de violência. Com base nestes dados, vamos iniciar nos nossos
serviços um novo olhar para a saúde do homem”, garantiu.
Ainda de acordo a secretária, mesmo com
o lançamento da campanha na sexta, algumas atividades foram iniciadas e outras
estão sendo preparadas já para este final de semana. Nesta quinta, 07, a
Unidade Básica de Saúde Adriana Bezerra, que funciona no bairro de Santa Rosa,
terá atendimentos em urologia. No sábado, os atendimentos serão no Posto de
Saúde do Distrito de São José da Mata e no domingo haverá uma caminhada e um
passeio ciclístico dentro do Projeto “Campina Ativa”, no Açude Velho, a partir
das 07h da manhã, entre outros eventos que vão ser apresentados na programação
oficial.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário