terça-feira, 11 de março de 2014

MUNICÍPIOS VACINAM MENINAS CONTRA O VÍRUS HPV

Compartilhe »»



A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira (10) a vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV), para adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos de idade, na rotina de todas as Unidades de Saúde da Família do município de Pocinhos. A vacina agora faz parte do calendário básico. 
Nessa primeira fase, equipes da secretaria de saúde estarão nas escolas públicas do município, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que alerta que a primeira dose seja oferecida tanto nos postos de saúde como nas escolas públicas e particulares.
O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato sexual (95% dos casos). Existem mais de 150 tipos de HPV e a vacina protege contra os quatro principais tipos, causadores do câncer de colo de útero e de verrugas genitais. 
Espera-se vacinar no mínimo 90% das adolescentes na faixa etária indicada. Aproximadamente 484 meninas. 
Para que a adolescente fique protegida é necessário receber as três doses da vacina. A segunda dose deverá ocorrer seis meses após a primeira e a terceira, somente cinco anos após a primeira dose. 
É importante ressaltar que mesmo estando vacinada, o uso de preservativos durante a relação sexual é fundamental, pois protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e HIV e outros tipos de HPV não contidos na vacina. 
De acordo com a secretária de saúde, Adriana Melo, o principal objetivo da vacinação é reduzir o número de casos e a mortalidade pelo câncer do colo do útero: “As equipes de saúde da família estarão realizando orientações sobre a vacinação para alunos, responsáveis e professores nas escolas do município, com o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da vacinação”.
Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário