Compartilhe »»
|
|
Tweet |
A
Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira (10) a vacinação
contra o vírus papiloma humano (HPV), para adolescentes do sexo feminino entre
11 e 13 anos de idade, na rotina de todas as Unidades de Saúde da Família do
município de Pocinhos. A vacina agora faz parte do calendário básico.
Nessa
primeira fase, equipes da secretaria de saúde estarão nas escolas públicas do
município, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que alerta que a
primeira dose seja oferecida tanto nos postos de saúde como nas escolas
públicas e particulares.
O
HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato sexual (95% dos casos).
Existem mais de 150 tipos de HPV e a vacina protege contra os quatro principais
tipos, causadores do câncer de colo de útero e de verrugas genitais.
Espera-se
vacinar no mínimo 90% das adolescentes na faixa etária indicada.
Aproximadamente 484 meninas.
Para
que a adolescente fique protegida é necessário receber as três doses da vacina.
A segunda dose deverá ocorrer seis meses após a primeira e a terceira, somente
cinco anos após a primeira dose.
É
importante ressaltar que mesmo estando vacinada, o uso de preservativos durante
a relação sexual é fundamental, pois protege contra outras doenças sexualmente
transmissíveis como sífilis e HIV e outros tipos de HPV não contidos na
vacina.
De
acordo com a secretária de saúde, Adriana Melo, o principal objetivo da
vacinação é reduzir o número de casos e a mortalidade pelo câncer do colo do
útero: “As equipes de saúde da família estarão realizando orientações sobre a
vacinação para alunos, responsáveis e professores nas escolas do município, com
o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da
vacinação”.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário