sexta-feira, 17 de julho de 2015

COONAP PROMOVE IMPORTANTES INTERCÂMBIOS NA PB

Compartilhe »»


Nos dias 15 e 16 a Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio as Organizações de Autopromoção (COONAP), através do contrato de assistência técnica com INCRA, promoveu dois intercâmbios. Participou cerca de 40 agricultores dos Assentamentos União (Areia), Novo Campo, Bom Jesus (Barra de São Miguel), Trincheiras de Carnoió (Riacho de Santo Antônio), Asa Branca, Boa Vista (Coxixola), São Domingos, Dorcelina Folador (Cubati), Belo Monte, Olho D’água (Seridó) e Chã do Bálsamo e Cajá de Matinhas (Matinhas).

Na quarta (15) os assentados visitaram a propriedade de dona Maria José e seu Carlos no Sítio Riacho do Meio em Olivedos, lá eles conheceram o sistema de reuso de água ao redor de casa (Bioàgua), que consiste em fazer o reaproveitamento de forma segura das “águas cinzas”, ou seja, as águas resultantes de processos domésticos como lavagem de louças e de roupas e banho. No arredor da casa dos agricultores os assentados observaram a diversidade de plantas frutíferas, medicinais, hortaliças e forrageiras, todas irrigadas por gotejamento através do bioàgua. De acordo com dona Maria José para ela é um satisfação receber o grupo de assentados em sua propriedade, “este é um momento muito importante para fazermos uma troca de experiências” ressaltou.

Já na quinta (16) os assentados estiveram no Assentamento Corredor localizado em Remígio no Brejo paraibano, na oportunidade conheceram o lote de dona Vanda Florentino e Seu Ednaldo da Cruz. Durante a visita ao lote o grupo de assentados conheceu a experiência do dessalinizador solar que transforma água salgada captada de um poço em água potável. O processo de dessanilização solar é físico onde é usado um tanque raso de alumínio com cobertura de vidro. A água salgada é colocada dentro do tanque. Ao evaporar, ela bate no vidro, escorre pelas canaletas e dessaniliza. Por dia o equipamento chega a produzir cerca de 150 litros de água potável. Dona Vanda explicou como funciona o dessalinizador e todo o processo de manejo, segundo a assentada o equipamento mudou a vida de sua família para melhor  “este dessalinizador é um grande projeto, eu e minha família passamos muita dificuldade para ter acesso à água potável e hoje nós temos água para beber em nosso lote” afirma.  Durante o intercâmbio também estavam presentes professor do curso de Agroecologia Francisco José e um grupo de alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) do Núcleo de Extensão Agroecológica (NERA) que são responsáveis por desenvolverem este projeto no lote de dona Vanda.



O objetivo dos intercâmbios foi apresentar aos assentados novas tecnologias alternativas para o manejo sustentável dos recursos hídricos, bem como promover a troca de experiências entre os assentados participantes. Para o assentado José Malaquias do Assentamento Chã do Balsamo em Matinhas foi um momento oportuno para conhecer novas experiências e trocar ideias, “o que eu aprendi aqui vou levar para meus companheiros do assentamento para que eles também conheçam estas experiências tão valiosas” conclui o assentado. Já a assentada Quitéria do Assentamento São Domingos em Cubati ressaltou sobre a importância de participar do intercâmbio “foi muito bom conhecer o sistema do bioágua, queremos adaptar essa experiência no nosso lote e assim reduzir o desperdício de agua”. 


Dentro do plano de ação 2015 da COONAP através do contrato com o Incra serão implantadas Unidades Demonstrativas (UDs) de Reuso de Água  e de  Dessalinizadores em assentamentos da reforma agrária atendidos pela entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário