Compartilhe »»
|
|
Tweet |
![]() |
| Michelline Rodrigues, primeira dama de Campina Grande |
Apesar de ser “marinheira de primeira
viagem”, a primeira dama de Campina Grande, Micheline Rodrigues demonstrou, na
manhã desta quarta-feira (06), que está mais que preparada para ajudar o
prefeito Romero Rodrigues (PSDB) a realizar uma boa administração, pelo menos,
no que se refere à saúde das crianças.
É
que durante o lançamento do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, a
primeira dama, a médica oftalmologista Micheline Rodrigues participará
ativamente como voluntária e vai atender todas as crianças a partir de quatro
anos de idade que estão matriculadas na rede municipal de ensino. “Eu me propus
de forma voluntária, então todas que precisarem, os exames serão feitos por
mim”, pontuou a primeira-dama.
A
respeito dos recursos para efetivação do Programa, a primeira-dama explicou
que, por ser Federal, advém do Fundo Municipal de Saúde e que apesar de ser
pouco, todos estão engajados com o intuito de dar o melhor de si. “O recurso é
pequeno, mas na verdade o maior recurso deste Programa é humano. Nós que
queremos e nos preocupamos com um futuro melhor para os nossos filhos, vamos
trabalhar juntos. São professores, agentes de saúde e médicos que se unem para
que possamos fazer o Programa acontecer”, ponderou Micheline.
A
primeira dama disse ainda que o Programa existe desde 2007 e explicou que
Campina Grande estava fora porque nunca fez adesão junto ao Ministério da
Saúde. “O programa existe desde 2007 e Campina não fazia parte porque não fez a
adesão e são os municípios que devem fazer a adesão para poder participar”,
frisou.
O
Saúde na Escola só será implantado na sua totalidade a partir de 28 de março,
do corrente ano, porém, Micheline explicou que Campina Grande já deu “o pontapé
inicial” e escolheu algumas escolas das áreas mais necessitadas da Cidade, a
exemplo dos bairros do Jeremias, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha,
Pedregal, Mutirão e Jardim Continental.
O
Programa integra a Saúde dentro da Escola, ou seja, de início serão feitos
exames de vista e de obesidade em todas as crianças a partir dos quatro anos. A
primeira dama explicou que esta é a recomendação do Ministério da Saúde,
identificar crianças com problemas visuais e de obesidade para serem tratados
dignamente.
Micheline
garantiu que até abril todas as escolas estarão incluídas no Programa. Tanto as
crianças com problemas visuais e de obesidade receberão óculos e acompanhamento
clínico nutricional, respectivamente. “Nossos agentes de saúde irão para dentro
das escolas medir e pesar cada criança, fazendo a avaliação para calcular o IMC
e as que estiverem acima do peso terão acompanhamento médico específico”,
garantiu a primeira dama.
“Depois
que todas as escolas estiverem participando do Programa e após serem feitos os
exames e detectados os problemas, iremos encaminhá-las para as unidades básicas
de Saúde para posterior tratamento”, finalizou Micheline Rodrigues.

Nenhum comentário:
Postar um comentário