Compartilhe »»
|
|
Tweet |
A
Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande iniciou, nesta segunda-feira
(15), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que vai até o próximo dia 26. O
lançamento oficial da campanha aconteceu pela manhã no Instituto São Vicente de
Paulo e contou com a participação do prefeito Romero Rodrigues e da secretária
de saúde do Município, Lúcia Derks, além de técnicos e diretores do Instituto.
![]() |
| Romero visitando os idosos |
O
local foi escolhido para a abertura da vacinação porque os idosos acima de 60
anos fazem parte dos grupos prioritários que devem tomar a vacina. Para dar o exemplo
da importância da imunização nesta faixa etária, a mãe do prefeito, dona
Antonieta Rodrigues, foi a primeira idosa a receber a dose contra a gripe
durante o evento no São Vicente. Os 62 moradores do abrigo também foram
vacinados.
Além
dos idosos, fazem parte dos grupos prioritários gestantes e mães no período de
até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais
de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. A meta do Município
é vacinar aproximadamente 51 mil pessoas.
Para
isso, a secretária de Saúde lembrou que estão sendo oferecidas mais de 60 mil
doses, que protegem contra a influenza tipo A (H1N1), ou gripe suína, A (H3N2)
e B. Lúcia Derks disse também que serão ofertadas fórmulas especiais para
idosos, acamados e pessoas que vivem em asilos.
O
prefeito Romero Rodrigues destacou que a atividade no São Vicente de Paulo
marca o início de uma grande mobilização no município para incentivar as
pessoas dos grupos prioritários e seus cuidadores a procurarem os postos de
saúde para tomar a dose da vacina.
“A
partir de hoje, a campanha vai se estender a oitenta postos, com a culminância
no próximo sábado do Dia D de vacinação contra a gripe, durante todo o dia, no
Parque da Criança, onde vamos intensificar a imunização para que possamos
atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e, evidentemente,
termos uma população mais saudável”, afirmou o prefeito.
Este
ano, além dos centros de referência, as pessoas com doenças crônicas terão
acesso à vacina nos postos de saúde. Basta o paciente apresentar uma prescrição
médica na hora da vacinação. Os usuários cadastrados em programas de controle
das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos em que fizeram o
cadastro para receberem a dose, mas, se a unidade não tiver posto de vacinação,
a solicitação da prescrição médica deve ser feita na próxima consulta. A única
contraindicação da vacina é para pessoas com forte alergia a ovo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário