sexta-feira, 5 de abril de 2013

MONTADAS:NUTRICIONISTA DEFENDE PIPOCA NA MERENDA

Compartilhe »»


Desde o início do ano letivo a Prefeitura de Montadas vem investindo na merenda escolar de forma inovadora contando com a presença de uma nutricionista não só na preparação do cardápio, mas no acompanhamento da alimentação dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) tem dado apoio necessário para a realização de um trabalho diferenciado, dentro das normas legais, buscando, inclusive, a capacitação dos profissionais responsáveis pela alimentação escolar no que diz respeito a higiene pessoal, do ambiente de trabalho e dos próprios alimentos.
Vinculada ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a Merenda Escolar) e atuando na área de Educação, a nutricionista Renata Moitinho desenvolve, nas 7 escolas que compõe a rede municipal de ensino de Montadas, um  trabalho de visitas onde observa como os alunos têm se alimentado. Ao perceber que muitos levavam lanches industrializados para a escola, apesar de ser oferecida merenda, a nutricionista sentiu a necessidade de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de ter uma alimentação saudável.
Com ajuda de professores, diretores, e profissionais ligados a Saúde, a profissional mostrou aos alunos quais alimentos faziam bem ou mal e orientou-os a substituírem por algo mais nutritivo. “Percebi que eles consumiam muitos produtos industrializados e os campeões foram os salgadinhos de milho os quais chamavam de pipoca. Então tivemos a ideia de mostrar a pipoca natural e verdadeira”, afirma.
Segundo Renata, na pipoca são encontrados antioxidantes capazes de combater o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também é rico em fibras, o que causa maior saciedade e é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Em 100 gramas desta o total de fibras é cinco vezes maior do que na mesma quantidade de alface. Mas para a substância ser absorvida pelo organismo a nutricionista alerta: “é preciso ser ingerida com algum líquido, de preferência água ou suco. Então servimos aos alunos da rede municipal o suco natural da fruta.”
Ainda segundo ela, a pipoca branca foi servida, única vez, como forma de mostrar ao alunado a importância de ter uma alimentação saudável, mas em datas comemorativas será distribuída novamente. Ela afirma que o cardápio é variado e, desenvolvido com tudo o que é necessário para uma boa nutrição dos alunos.  “Uma das maiores preocupações da gestão atual é oferecer uma alimentação adequada de acordo com as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tanto em qualidade, quanto em diversidade de cardápio. Oferecemos alimentos a base de cereais, frutas, legumes, verduras, carne. Controlamos o consumo excessivo do sódio, açúcar e das gorduras saturadas que podem causar doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A pipoca de milho é um destes alimentos permitidos”, finaliza.

Inovação
Outra inovação na merenda escolar do município de Montadas acontece na escola, Helena José Porto, onde a diretora, Jailma Flávia Fernandes, junto com a nutricionista, Renata Barbosa, elaboraram uma lista de crianças intolerantes a qualquer alimento ou substância que esteja no cardápio do dia. “O controle destes alunos começa na ficha de matrícula. Perguntamos se a criança tem alergia, intolerância e a qual alimento ou substância. Distribuímos esse controle, que contém nome, série e professor responsável, na cantina e secretaria e no dia que for algum alimento que a criança não pode comer, substituímos o lanche desta por outro”, disse.
Jailma Fernandes afirma que a merenda distribuída na rede municipal é de boa qualidade e que o método usado pela nutricionista já vem surtindo efeito, “vemos que os alunos estão mais conscientes e preferem o lanche da escola aos que trazem de casa”.
A escola citada faz parte da educação infantil, contemplando crianças de 4 a 10 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário