quinta-feira, 13 de junho de 2013

GOVERNO VAI ASSINAR CONVÊNIOS DO PACTO SOCIAL

Compartilhe »»

O secretário de Desenvolvimento e da Articulação Municipal do Estado da Paraíba, deputado Manoel Ludgério (PSD),(FOTO),anunciou ontem que o governador Ricardo Coutinho (PSB) convocará 220 prefeitos, nos próximos dias, para as assinaturas dos convênios do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba (versão 2013).
    Segundo Manoel Ludgério, as demandas totalizam R$ 300 milhões em projetos elaborados e encaminhados pelas prefeituras, mas o Governo destinará R$ 100 milhões para obras nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento humano. “Estamos realizando a pré-seleção dos projetos para que o volume de recursos fique em R$ 100 milhões”, disse o secretário.
   Até o dia 3 de julho, segundo Manoel Ludgério, o Governo do Estado vai divulgar a relação dos projetos aprovados e convocar os prefeitos de todos os partidos para assinarem os convênios. “Em 2012, o Governo investiu R$ 100 milhões no Pacto Social e vai repetir o mesmo volume de investimentos neste ano de 2013”, comentou Manoel Ludgério, acrescentando que o Pacto Social é financiado com recursos próprios do Tesouro do Estado.
Ele explicou porque 220 municípios serão contemplados e apenas três- João Pessoa, Mamanguape e Cuité de Mamanguape- ficarão de fora: os prefeitos não se interessaram pelo Pacto Social, nem encaminharam projetos ao Governo.
O prefeito de João Pessoa é Luciano Cartaxo (PT). O de Mamanguape é Eduardo Carneiro (PMDB), que é casado com a prefeita de Cuité de Mamanguape, Izaurininha, também do PMDB. Se os três tivessem enviado projetos ao Governo, segundo o secretário de Articulação Municipal, com certeza também seriam contemplados.
De acordo com o deputado estadual Tião Gomes, “o Pacto Social foi uma feliz iniciativa do governador Ricardo Coutinho que sempre demonstrou preocupação com a melhoria das condições de vida dos paraibanos e tem contribuído para que a Paraíba ingresse numa nova era de desenvolvimento”.
   O Pacto pelo Desenvolvimento Social, segundo o secretário Manoel Ludgério, é uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos paraibanos, seu dia-a-dia nas escolas, nos hospitais, postos de saúde, na prática de esportes, lazer, cultura, saneamento básico e infraestrutura. Todas as Prefeituras que se adequarem aos editais do Pacto e estejam dispostas a melhorar os serviços básicos da comunidade, conforme o secretário, poderão propor uma Contrapartida Solidária.
    A Contrapartida Solidária é um compromisso da Prefeitura com o Governo do Estado e toda a sociedade para potencializar e melhorar a prestação de serviços. Para cada montante de recurso destinado ao município, através dos editais do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, disponíveis no www.pacto.pb.gov.br, a Prefeitura se compromete em devolver através de melhorias para sua região 
   Para concretizar o Pacto pelo Desenvolvimento Social, o Governo libera o dinheiro, depois de analisar cada situação para a melhoria dos indicadores sociais, mas cobra um retorno. Neste caso, esta contrapartida será através de um Pacto para acelerar a educação, a saúde e outras áreas fundamentais que promovem o desenvolvimento humano em sua localidade. Se o Governo da Paraíba destina recurso para um município cuidar da escola, o próprio Governo irá cobrar da Prefeitura que as crianças estejam frequentando as aulas, sendo bem tratadas, com merenda e professores, e caso o cidadão tenha algum problema de saúde que ele seja atendido, tendo seu problema resolvido, se for o caso, na própria cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário