segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POPULAÇÃO DE LAGOA SECA PLANEJA O FUTURO

Compartilhe »»


A Região 2,  do Planejamento Democrático que engloba as comunidades da Chã do Marinho, Gravatá do Cumbe, Araçá, Oiti e Rosa Branca teve a oportunidade, nesta segunda-feira, 19, na sede da Associação Comunitária da Chã do Marinho de debater os problemas de suas respectivas comunidades. As reuniões seguem até o dia 26 de agosto em outras regiões do município.
Na Chã do Marinho, a plenária do Planejamento Democrático contou com a presença do prefeito José Tadeu (PSC), gestores públicos municipais, lideranças comunitárias e políticas, bem como moradores da vizinhança da Região 2. Na plenária, depois de discutidos e avaliados os problemas de cada comunidade os moradores preencheram uma ficha elegendo suas prioridades para o Plano Plurianual: abastecimento de água, calçamento para a Chã do Marinho, melhorias nos equipamentos e serviços de saúde e ampliação da Escola Municipal. 

   Nas plenárias do Planejamento Democrático, governo e sociedade discutem, em conjunto, os benefícios que formarão a carteira prioritária de ações para cada região. O resultado desse diálogo entre o poder público e a comunidade subsidiará o Plano Plurianual (PPA) do triênio 2014/2014, bem como a Lei Orçamentária Anual (LOA).
    Para Geovaneto Vilar, secretário de Administração e coordenador do Planejamento Democrático da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca,  "essa modalidade de construção do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), uma inovação do prefeito Tadeu, vem sendo um instrumento importantíssimo de participação popular, quando governo e cidadão discutem, juntos, seus problemas, elegem suas prioridades e, consequentemente, são incorporadas dentro do planejamento das ações da atual gestão para os próximos anos.

   "Percebemos que o Planejamento Democrático está se constituindo, aos poucos, uma janela, onde o cidadão não somente olha através dela para a sua rua e, sim, para ao seu redor, onde os problemas são enxergados com espírito de coletividade.  O Planejamento Democrático constrói cidadania participativa e nisso apostamos como forma de gerir os recursos públicos”, frisou Geovaneto.
   Segundo o prefeito José Tadeu ir ao encontro do povo, ouvir suas reivindicações através do Planejamento Democrático significa governar com a coletividade, garantindo a participação efetiva e viabilizando o atendimento das demandas populares ao longo do território do município, de forma que não fiquem concentradas em uma pequena parcela da população. 
   "É nosso intuito construir uma gestão democrática e participativa com vocês, independente das questões político-partidárias, afinal, todos nós pertencemos ao mesmo município, formamos uma célula comunitária, que deve ser respeitada e ouvida. Isso eu prometo fazer enquanto estiver como gestão de Lagoa Seca", asseverou José Tadeu durante o encontro na Chã do Marinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário