Compartilhe »»
|
|
Tweet |
Segunda Conferência Territorial
de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território da Borborema
acontecendo em Lagoa Seca
Acontece, no Centro de Eventos
Maristas, em Lagoa Seca, Agreste paraibano, a 2ª Conferência Territorial de
Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território da Borborema. O
evento teve início ontem, dia 5, e encerra-se nesta terça-feira, 8. Participam
entidades da sociedade civil, órgãos do governo federal e estadual, 21
prefeituras que compõem o Território da Borborema.
O prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu,
participa da conferência, assim como o secretário de Agricultura do município,
Pedro Fialho, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Anacleto, o
presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Lagoa Seca, Noaldo Andrade e
o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nelson Ferreira. O
secretário de Agricultura e Pesca do Estado da Paraíba, Marenilson Batista
também participa do evento e Antônio Alves, diretor Adjunto do MDA na
Paraíba.
Ao final do encontro serão
selecionadas até 21 proposições para serem encaminhadas para a Conferência
estadual, assegurando, no mínimo, 01 por cada eixo temático. Além disso, será
assegurado, a representação de 1/3 do
poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil, garantindo a paridade
de gênero e a cota mínima de 20% de jovens. Serão eleitos ainda delegados/as
suplentes, na proporção de 30% dos delegados, que participarão da 2ª
Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que
acontece em João Pessoa, dias 28 e 29 de agosto. A etapa nacional acontece em
Brasília, DF, em outubro, com o tema central: Brasil Rural com Gente, do jeito
que a gente quer.
O objetivo central da 2ª Conferência é
a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e
Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das
diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada.
A 2ª CNDRSS se insere na estratégia de
fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem
sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal, reafirmando e
atualizando as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural
Sustentável e Solidário que resultaram, especialmente, na formulação da
Política de Desenvolvimento do Brasil Rural – PDBR, base para a construção do
Plano Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário