Compartilhe »»
|
|
Tweet |
O tradicional desfile de 7 de setembro,
realizado na tarde deste domingo (8), em Lagoa Seca, no Agreste paraibano,
atraiu milhares de pessoas que se concentram nas ruas Frei Clementino e José
Jerônimo da Costa, Centro da cidade. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam o
desfile cívico-militar, prestigiando a exibição de escolares da rede municipal
e particular de ensino, desde o ensino infantil até o fundamental.
O desfile foi aberto pela Banda
Fanfarra Ypuarana e soldados do 31º BIMtoz do Exército Brasileiro/Reformados e
Ex-combatentes e por integrantes da Associação dos Militares da Reserva Ativa
das Forças Armadas, com sede em Campina Grande.
O prefeito José Tadeu desfilou em carro
aberto, acompanhado da primeira dama. Logo após passar em revista à tropa do
Exército, o chefe do executivo lagoasequense declarou oficialmente aberto o
desfile, que teve como tema: “Humanização''. Em seguida foram executados os
hinos nacional e do município.
Todas as escolas da rede municipal de ensino desfilaram, assim como da rede particular. Vários temas foram abordados pelos estudantes em pelotões, desde cultura, paz, história, cidadania, folclore, literatura, entre outros. Dezoito bandas, entre maciais e fanfarras se apresentaram, com evoluções marcantes.
Todas as escolas da rede municipal de ensino desfilaram, assim como da rede particular. Vários temas foram abordados pelos estudantes em pelotões, desde cultura, paz, história, cidadania, folclore, literatura, entre outros. Dezoito bandas, entre maciais e fanfarras se apresentaram, com evoluções marcantes.
Diversos grupos e programas de governo
que desenvolvem atividades em Lagoa Seca se apresentaram: Proerd, Peti, Mais
Educação, EJA, Conselho Tutelar, RP Academia, grupos de capoeira, jiu-jitsu e
de futebol.
"Achei o desfile desse ano muito bonito, garndioso e muito organizado. Vi muita coisa linda e cheguei até a me emocionar", revela dona Maria Brandão, moradora do bairro Bela Vista.
"Achei o desfile desse ano muito bonito, garndioso e muito organizado. Vi muita coisa linda e cheguei até a me emocionar", revela dona Maria Brandão, moradora do bairro Bela Vista.
O momento foi também de muita alegria
para as mães-coruja. “O desfile foi maravilhoso porque vi minha filha
desfilando. Ela estava linda, deslumbrante", diz Giselda Tavares, que
fotografou quase tudo do desfile.
História
Este é o 191º ano da Independência do
Brasil. Durante o 7 de setembro, é relembrado o épico “Grito do Ipiranga”, no
qual D. Pedro I proclamou a independência com os dizeres “Independência ou
Morte” nas margens do riacho. A imagem mais conhecida do episódio é o quadro do
pintor Pedro Américo, no qual o imperador e sua guarda aparecem montados em
cavalos. Porém,o jornalista e escritor Laurentino Gomes narra no livro “1822”
que, na verdade, D. Pedro I viajava em uma mula no momento em que o País
tornava-se independente.
Por Hélder Loureiro
Por Hélder Loureiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário