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Maior túnel de água da América Latina
vai ligar Paraíba a outros dois estados do Nordeste
‘Cuncas I’, do projeto de transposição do São Francisco, vai levar água
para os três estados; 75,5% da obra está concluída
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A construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o
‘Cuncas I’, atingiu a marca de 11,6 quilômetros concluídos, o equivalente a
75,5% da obra. A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba e faz
parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá
garantir abastecimento de água para mais de 12 milhões de nordestinos.
O ‘Cuncas I’ terá 15,4 quilômetros de extensão e a expectativa é de que
seja concluído em 2015. A obra desperta a atenção não só pelos resultados que
trará no futuro, mas também pela estrutura de grande porte utilizada no
projeto. Na mão de obra são mobilizados 633 profissionais nos canteiros. O
aparato operacional possui 209 equipamentos, sendo que ainda conta com uma
moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuradora de
rocha intitulada ‘Jumbo’.
Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por
segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após
passar pelo túnel ‘Cuncas II’. Para a condução dos recursos hídricos até os
estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um reservatório.
O projeto adota um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido
como Novo Método de Tunelamento Austríaco (NATM), que contribui para acelerar
as obras. O planejamento distribui os operários em quatro frentes de serviço
simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída) e mais duas
frentes de serviço no ponto central (janela de serviço). Na medida em que as
perfurações avançam, as equipes se deslocam em sentidos opostos até se
encontrarem as escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, tem
sido possível escavar 18 metros por dia.
Segundo o engenheiro responsável pelas obras do Projeto de Integração do
Rio São Francisco, Frederico Meira, além de representar um grande desafio, a
construção do túnel proporcionará redução de custos no futuro. “Essa obra é um
desafio de engenharia tanto na elaboração do projeto quanto na execução pela
sua logística.
Do ponto de vista estratégico, tem uma relevância na viabilidade
econômica, pois sem este túnel, seria necessário construir outras estações de
bombeamento”, esclarece Meira. Ele explicou que as estações de bombeamento
representariam custos permanentes com energia elétrica e manutenção. “Era
possível que, no futuro, os estados tivessem dificuldades para manter o sistema
funcionando”, destaca.
Projeto São Francisco - Mais de 6,6 mil pessoas estão empregadas na
maior obra de infraestrutura hídrica do país. Com mais de 1,8 mil equipamentos
em operação, o empreendimento conta também com quatro trechos funcionando por
24 horas por dia em São José de Piranhas (PB), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE).
Com prazo de conclusão previsto até 2015, o Projeto
de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) do Governo Federal. O empreendimento vai garantir a segurança
hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco,
Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
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