Compartilhe »»
|
|
Tweet |
Menos de um mês após ter ido pessoalmente ao Ministério da Fazenda
pedir a renovação de uma Portaria que subsidia o preço do milho comercializado
pela Companhia Nacional de Abastecimento, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB),
comemora a reabertura das unidades da Conab na Paraíba.
Segundo Vital, a reabertura de três postos da Conab, e
consequentemente, a volta da comercialização do milho a preços acessíveis
tranquilizam os produtores que já sofrem os efeitos da seca e estavam
prejudicados com o fechamento das unidades.
Na visita que fez ao Ministério da Fazenda, Vital do Rêgo se
reuniu em audiência com o Secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Diogo
Oliveira, a quem pediu a renovação da Portaria. Ele mostrou ao representante do
Ministério da Fazenda que mais de 23 mil agricultores do Estado estão afetados
e sofrendo as consequência na demora do governo em renovar o dispositivo que
regulariza o preço do milho comercializado pela CONAB.
Em menos de uma semana, o governo federal renovou a
Portaria Nº 497 que garante a comercialização do cereal subsidiado pela
Companhia Nacional de Abastecimento. O subsídio permite que os pequenos
agricultores comprem o saco de 60 quilos do produto entre R$ 18,34 e R$ 21,
dependendo da quantidade de animais do criador. No mercado, a mesma quantidade
do cereal é vendida por R$ 36.
Além
de pedir a renovação da portaria que autoriza a Companhia Nacional de
Abastecimento a realizar as operações, Vital também solicitou ao governo
federal a reposição de recursos destinados para compra do cereal na Paraíba.
Isso porque com a redução de 60% do repasse para a empresa na Paraíba, os
postos da Conab deixaram de funcionar, gerando transtornos para os
agricultores.
Com o fechamento dos polos, a distribuição do milho no Sertão
tinha ficado concentrada na cidade de Patos, aumentando as viagens dos
agricultores e o custo dos fretes, o que tornava a compra inviável.
Nesta segunda-feira, a Conab reabriu um dos polos do Sertão
da Paraíba que tinham sido fechados no início do mês de setembro. De acordo com
o superintendente da órgão no estado, Gustavo Guimarães, a revenda de milho foi
restabelecida em Itaporanga e até o final da semana deve ser retomada em Sousa
e Catolé do Rocha.
“Houve a normalização com a pressão que a bancada federal
fez. O governo fez o descontingenciamento dos recursos e nós estamos podendo
fazer frente às despesas”, afirmou Gustavo Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário