segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PREFEITURA DE PUXINANÃ RECUPERA ESTRADAS VICINAIS

Compartilhe »»

Descrição: Morador transitando pela estrada da comunidade do
            Espinheiro
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural, em grande parte dos municípios, é a qualidade do acesso. Por viverem em locais não-urbanizados, essas pessoas sofrem constantemente com a sensação de isolamento e esquecimento. Como todas as estradas ainda não são calçadas, as condições para travessia nestas, tornam-se muito difíceis e muitas vezes até impossível devido aos buracos – que são agravados em períodos de chuva –, excesso de matos e vegetação, pedras, entre outros obstáculos que se transformam em barreiras.

Visando solucionar esse problema com os moradores rurais do município de Puxinanã, a Prefeita Lúcia Aires, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), desempenhou ao longo dos últimos meses, um grande trabalho para melhoria nas estradas das principais comunidades puxinanãenses: Sítio Espinheiro, Catarina (mais conhecido como Catirina), Estrada da Piáca, Serra do Maracajá, Grotão, Riachão da Pedra, Açudinho e etc.

As obras tiveram início no mês de setembro sob o comando do, até então, Secretário Adjunto de Infraestrutura João Batista Albuquerque (Batistinha), que em seguida foi substituído por Ariberto Bezerra (Beto de Abel). Batistinha deixou o cargo para assumir a cadeira de vereador na Câmara Municipal.

Dando continuidade às solicitações feitas pelos cidadãos, o atual Secretário Adjunto da Sinfra, Beto de Abel, realizou com todo apoio da Prefeita Lúcia, serviços de terraplanagem, limpeza e remoção de pedras que impediam a travessia dos veículos pelas estradas.

Um grande destaque foi a estrada que liga as comunidades da Malícia e Catirina ao hospital da FAP em Campina Grande. Os moradores reclamavam que quando precisavam fazer algum exame no hospital, tinham que vir pela cidade, o que acabava aumentando muito o tempo de chegada. Essa condição era preocupante, principalmente, em casos de urgência, onde a demora é prejudicial para o paciente.

“Antes era difícil até andar de bicicleta. Nós mesmos tapávamos os buracos e limpávamos os matos. Como não tinha estrada, agente precisava ir pela cidade para chegar ao hospital da FAP, mas agora, agente pode ir direto. Uma viagem que antes levava 1 hora, hoje é feita em 15 minutos. Eu agradeço muito a Secretaria de Infraestrutura e a Prefeita Lúcia que em menos de 30 dias, atendeu nosso pedido, não só da estrada, mas também da iluminação pública, mesmo eu sendo eleitor da oposição”. Relatou o agricultor, José Ferreira Filho (42 anos).

A moradora da Catirina, Josélia de Lima, Agricultora, 40 anos, também falou sobre as melhorias: “Estou muito satisfeita e só tenho o que agradecer. Antes não tinha nada. Mas, a Prefeita Lúcia honrou seu compromisso e restabeleceu a estrada e iluminação. Agente não tinha água, porque o carro-pipa não podia passar na estrada. Hoje eu e todos os moradores temos água na porta de casa”.

Na comunidade do Espinheiro, as melhorias são visíveis. Além de qualidade no trânsito da estrada, os trabalhos feitos pela prefeitura, trouxeram segurança e tranquilidade para os alunos e os pais das crianças como afirmou a professora e líder comunitária, Maria Evanilsa (42 anos): “Quando era período de chuva ninguém passava, e quando a chuva acabava ficavam só os buracos. Nos pedíamos muito para que fosse feito uma melhoria no local, até mesmo pelos estudantes. Muitos deles não tinham condições de virem à escola. Como moram longe, os pais ficavam preocupados que eles viessem andando e o ônibus não podia trazê-los, porque não havia como transitar na estrada. Hoje os alunos são deixados na porta da escola. As crianças não perdem aula e os pais ficam tranquilos. Estou muito satisfeita e a situação mudou 100%”.

Sobre todos os trabalhos realizados, o Secretário Adjunto Ariberto Bezerra, disse que sua maior satisfação é ver as pessoas felizes com as mudanças e que muito mais ainda será feito com o apoio assegurada pela Prefeita Lúcia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário