sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

FEBRE AFTOSA:MONTADAS VACINA 100% DO REBANHO

Compartilhe »»


A cidade de Montadas, localizada no Agreste paraibano, está classificada como o único município a imunizar 100% do rebanho, durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa de 2014, na região de Campina Grande.

Os dados são do relatório de Vacinação por Regional, Esec, e Município da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba.

A região de Campina Grande é formada pelas cidades de: Alagoa Nova, Areial, Boa Vista, Campina Grande, Esperança, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Puxinanã, Queimadas, Riachão do Bacamarte e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Entre as cidades analisadas, apenas Alagoa Nova, no Brejo, se aproxima de Montadas na vacinação e passa dos 90%. A menos pontuada obteve 74,53%.

O relatório apresenta ainda o total do rebanho existente no município, os gados vacináveis, os vacinados, os destinados ao abate, o total de produtores e propriedades adimplentes e inadimplentes e o percentual do rebanho vacinado.

De acordo com os dados, Montadas possui, até o momento, 1976 bovinos, 172 produtores e 170 propriedades, ambos em dia com a vacinação.

O percentual obtido pelo município é graças a um trabalho realizado, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, desde o início da nova gestão, que visa a distribuição gratuita da vacinação contra a doença para os produtores rurais do município. Além disto, a aplicação, o veterinário e os técnicos agrícolas são custeados pelo órgão e os profissionais vão a cada propriedade rural realizar o trabalho.
Na primeira fase da campanha em 2013 foram distribuídas mil doses, já na segunda, a Prefeitura doou uma média de 1700. Em 2014, as duas fases foram realizadas com duas mil doses, cada, distribuídas aos criadores de gado.

Para o secretário de Agricultura do município, Joaquim Santana, esta é uma grande conquista e uma marca da gestão do prefeito, Jairo Herculano de Melo, que firmou compromisso com os agricultores nesta e em outras ações realizadas pela Prefeitura, como o corte de terra, a abertura de barragens e barreiros, manutenção e abertura de estradas vicinais.

 “Anteriormente o município não ultrapassava os 30% na vacinação contra febre aftosa e o criador era obrigado a comprar as doses e bancar a despesa da aplicação. Hoje vemos uma grande diferença e Montadas, em seu segundo ano de campanha bancada pela Prefeitura, já atinge 100% de imunização. Hoje nosso rebanho é livre da febre aftosa”, comemorou o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário