sexta-feira, 17 de abril de 2015

AGRICULTORES RECEBEM PALMA RESISTENTE DA PREFEITURA

Compartilhe »»


Graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), prosseguiu nesta sexta-feira, 17, no Distrito de São José da Mata, a distribuição de raquetes de palmas resistentes à praga da cochonilha do carmim. Nesta manhã, mais 20 agricultores foram contemplados. Contudo, o Município dispõe de 100 mil raquetes que haverão de ser distribuídas ao longo do ano, beneficiando ao todo mais de trezentos agricultores dos três distritos campinenses.

Segundo o secretário de Agricultura, Fábio Medeiros, a exemplo do que já aconteceu ontem, em Galante, nesta sexta-feira mais quatro mil raquetes de palmas foram entregues no Distrito de São José da Mata. Já na próxima semana, serão entregues quatro ou cinco mil unidades em Catolé de Boa Vista. Também a comunidade do Marinho receberá, brevemente, o mesmo benefício.

“De fato, passaremos o ano todo com esta distribuição, tudo dependendo da demanda por parte dos agricultores. Em Galante, como em São José da Mata, foram entregues duzentas folhas em média para cada agricultor. Simbolicamente, em cada comunidade, foram atendidos, inicialmente, 20 agricultores, mas continua o cadastro das pessoas interessadas. Neste trabalho cadastral, estão sendo mobilizados os presidentes de associações, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e quando se concluir o levantamento, iniciaremos, em seguida, uma nova fase de distribuição”, afirmou o secretário.

Conforme explicou, trata-se de mais uma ação para que o agricultor de Campina Grande possa conviver com a dura realidade do Semi-árido.
“Em 2014, foram 30 mil raquetes de palmas, beneficiando 100 agricultores. Neste ano, com o apoio integral do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), serão 100 mil raquetes, destinadas a atender mais de 300 agricultores. Somos gratos a este importante parceiro, propiciando melhores dias ao homem do campo e criando condições para a segurança alimentar do rebanho campinense”, acrescentou o secretário.

De acordo com Fábio Medeiros, graças também a diversas outras parcerias, a PMCG tem efetivamente mudado a realidade da zona rural. Conforme relatou, a comunidade rural vem sendo beneficiada com os mais diversos tipos de ações, como a recuperação de estradas, limpeza de barreiros, silagem, plantio de palmas e outras iniciativas destinadas a fazer com que o agricultor permaneça no campo.

Ainda por determinação do prefeito Romero Rodrigues, a Seagri foi equipada com onze equipamentos de grande porte, como tratores de corte terra. Em 2015, já houve a limpeza de mais de 70 barreiros. Ainda está se aumentando a capacidade de acúmulo de água de Campina Grande em torno de 20 a 30 por cento, o que será possível com a implantação nos próximos meses de um programa de barragens subterrâneas. Serão implantadas 50 barragens deste tipo, instaladas em áreas onde acontecem os maiores problemas de abastecimento.

Reconhecimento ao Insa – O Instituto Nacional do Semi-Árido tem cumprido um papel fundamental neste trabalho de amparar os agricultores de Campina Grande em relação à distribuição de palmas forrageiras, resistentes a pragas,como a cochonilha do carmim. Os técnicos do órgão trabalham no desenvolvimento e produção de variedades destinadas a garantir segurança alimentar aos rebanhos.
Fruto deste trabalho de pesquisa, a palma distribuída agora pela Seagri tem grande capacidade de reprodução, o que fará com que área plantada seja facilmente expandida no município, passando a ser uma cultura sustentável.
“Devemos registrar, igualmente, que o corpo técnico do órgão faz acompanhamento e presta assistência ou orientação aos agricultores interessados em receber e cultivar a palma em mais uma ação fundamental para o nosso setor agropecuário”, afirmou.

Agradecimento de agricultores e técnicos - Além do secretário Fábio Medeiros, fez discurso durante a solenidade o agricultor Francisco Gomes Barbosa (Chico do Gaspar), presidente da Associação do Sítio Gaspar, que agradeceu ao prefeito Romero Rodrigues pelo empenho em efetivar investimentos destinados à melhoria das condições de vida e de trabalho do homem do campo.

“O governo realiza uma ação de muita importância para nós, agricultores. Além da limpeza de barreiros e recuperação de estradas, agora somos beneficiados com esta distribuição de palmas, o que é muito importante num momento muito difícil para a nossa agricultora. Agradeço, por isso, ao prefeito Romero Rodrigues, pois são gestos desta natureza que fazem a gente voltar a acreditar na agricultura”, afirmou.

Quem também reconheceu a importância da iniciativa foi analista da Embrapa-Algodão, Waltemilton Vieira Cartaxo. Segundo ele, “sem palma, não existe pecuária em regiões como a de Campina Grande, inserida na vasta região do Semi-árido nordestino”.
Em sua visão, nesta época de escassez d’água a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Agricultura, oferece o devido suporte para os agricultores, numa rápida resposta para o enfrentamento dos problemas hídricos regionais.

Por sua vez, o vereador Aldo Cabral, ao falar em nome da Câmara Municipal, lembrou a sua trajetória de homem cujas origens estão na zona rural. “Conheço bem a dura realidade de quem mora e trabalha no campo. Sei, portanto, o quanto é importante este trabalho e esta atenção do governo municipal em favor dos moradores dos nossos distritos”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário