quinta-feira, 23 de abril de 2015

COONAP AVALIA TRABALHO E PLANEJA NOVAS AÇÕES

Compartilhe »»


A Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de autopromoção (COONAP), atualmente possui uma equipe constituída por 26 técnicos. O trabalho de acompanhamento é feito em 31 assentamentos distribuídos em 15 municípios paraibanos, através do contrato de assistência ATES/INCRA/COONAP.
Durante o ano de 2014, além do acompanhamento da Assessoria Técnica e Social (ATES), foram realizadas pela COONAP: oficinas, cursos, intercâmbios, implantações de unidades demonstrativas (UDs) que funcionam como locais para teste de novas experiências de intercâmbio entre técnicos e assentados. Como exemplo, podemos citar a unidade demonstrativa de beneficiamento da fibra da bananeira, localizada no Assentamento Esperança, no município de Areia, região do Brejo paraibano, esta UD transforma a fibra do tronco da bananeira em peças de artesanato, como caixas, vasos, flores e chinelos. As mulheres também utilizam a fibra da bananeira para produzir brincos, colares e tiaras, tudo sem agredir ao meio ambiente.
Já no Assentamento José Jovem, localizado na cidade de Boa Vista no Cariri paraibano, foi implantada a Unidade de Beneficiamento de Bolos, onde os produtos são comercializados no próprio assentamento, garantindo uma alimentação saudável. Na ocasião, foram oferecidos pela COONAP os cursos de capacitação em culinária de bolo e salgados.
Para o diretor técnico da COONAP José Diniz das Neves, os objetivos lançados no ano de 2014 foram alcançados “nós cumprimos nosso objetivo, apesar das adversidades climáticas como a falta de chuva, mesmo assim chegamos ao desejado”.  Sobre as ações que serão desenvolvidas este ano, José Diniz conta que no plano de execução houve mudanças “nossa metodologia mudou um pouco, as atividades do ano passado foram voltadas para as unidades demonstrativas não agrícolas e este ano, vamos ter o projeto do dessalinizador solar que beneficiará 07 assentamentos, mais também iremos acompanhar e qualificar a produção das unidades demonstrativas que foram implantadas ano passado e fazer implantações de outras”, afirma.
Além do projeto do dessalinizador solar, também serão executados os projetos dos quintais produtivos, barragens subterrâneas, meliponicultura, apicultura e as implantações das unidades demonstrativas. Já com relação ao plano de trabalho será mantido a realização de fóruns de avaliação, intercâmbios, encontros, oficinas, cursos e seminários, as ações aconteceram em torno dos 31 assentamentos acompanhados pela COONAP.
A COONAP tem como financiador o INCRA/PB e mantém parceiras com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), EMBRAPA, Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA-PB), Núcleo de extensão Rural Agroecológica (Nera) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Inauguração: No início do mês de maio será inaugurada a unidade demonstrativa no Assentamento José Antônio Eufrouzino, localizado na região de Campina Grande, onde se implantará uma cozinha de beneficiamento de alimentos, fazem parte deste projeto cerca de 10 jovens, que participaram das capacitações de panificação, biscoitos finos e receitas com chocolate, na qual foi promovida pela COONAP em parceria com Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera). Os jovens também participaram do vista de intercâmbio para adquirir experiências sobre trabalhos coletivos. Além da estrutura física o projeto também financiou os equipamentos. Na unidade serão produzidos artigos de panificação e será feita o beneficiamento do umbu fruta típica da região, a comercialização acontecerá na Feira agroecológica da Reforma Agrária e no próprio assentamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário