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O diretor técnico
do Samu de Campina Grande, Hermano Barbosa, justificou o motivo da demora no
atendimento ao paciente João Batista Soares, que teve acidente vascular
cerebral (AVC) e faleceu nessa quarta-feira, 23.
A equipe do Samu
tinha demorado cerca de uma hora para realizar o atendimento.
O diretor confirmou
a demora no atendimento, mas ressaltou que o problema foi na informação da
ocorrência.
– Nós averiguamos
no nosso serviço que realmente houve uma demora nesse atendimento e podemos
ver, pela investigação que fizemos no nosso serviço, que o grande problema
nessa ocorrência se tratou da informação inicial dada pelo solicitante com
relação ao endereço dessa ocorrência – explicou.
Hermano falou que
no horário que foi solicitada a ambulância existiam oito equipes disponíveis.
Ele destacou que foi enviada uma equipe, mas o solicitante deu a informação do
endereço errado.
Ele ainda disse que
o solicitante retornou a ligação se queixando da demora e informou outro
endereço que não era compatível com as primeiras informações.
O diretor comentou
também em entrevista que não vê necessidade de aumentar o número de ambulâncias
na cidade e destacou que o serviço do Samu tem que atender a ocorrências de
médio e alto risco.
– Faz um tempo que
eu queria começar essa campanha educativa aqui na cidade com relação ao que eu
chamo pseudoconcorrências, que eu encaro ela até como um trote. Muita gente da
população não quer mais ir aos pronto-atendimentos por meio próprio, não quer
enfrentar filas para as ocorrências de pequeno risco. O perfil do nosso serviço
é um perfil de resgate. O nosso serviço tem que atender às urgências de médio
risco e alto risco. No entanto, o grosso das nossas ocorrências hoje são de
pequeno risco – revelou.
Ele explicou que as
ocorrências de pequeno risco são casos simples como febre, crianças com
diarreia e dores na cabeça.
O diretor disse que
envia as ambulâncias porque os solicitantes caracterizam as ocorrências como
grave, porém, quando chega ao local, as informações não são compatíveis com o
perfil de atendimento exigido pelo Samu.
Hermano ressalta a
importância do solicitante não ligar para o Samu em caso de pequenas
ocorrências para que haja atendimento para pacientes em estado mais grave.
As informações
foram veiculadas na Rádio Campina FM.
Fonte: Da Redação
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