quinta-feira, 17 de setembro de 2015

JOVENS ASSENTADOS PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA

Compartilhe »»


Jovens assentados da Reforma Agrária participaram na última sexta (11) daCConferência Territorial das Juventudes Rurais, que aconteceu no centro de convivência em Arara. Cerca de 100 jovens estiveram no evento, sendo 30 jovens assentados dos Assentamentos União, Esperança, Socorro e Emanoel Joaquim do município de Areia, José Antônio Eufrouzino e Venâncio Tomé em Campina Grande e do Assentamento Chã do Bálsamo localizado em Matinhas.
A conferência foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/PB) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, e teve como objetivo atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil; estimular o debate sobre a participação efetiva da juventude rural no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial e a integração de pessoas que tradicionalmente não participam dos espaços formais de debates já constituídos; fortalecer o combate a todas as formas de preconceito e subsidiar a elaboração do Plano Nacional da Juventude.
O evento foi iniciado com a apresentação do grupo de dança Lumiar da Serra do município de Serraria. Em seguida, foi realizada a leitura do regimento interno do evento. 
No segundo momento foram criados grupos de trabalhos com temas voltados para os diversos setores da sociedade brasileira, em especial a juventude rural: Direito à cidadania, à participação social e política e representação juvenil; Direito à educação; Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito à diversidade e igualdade; Direito à saúde; Direito à cultura; Direito à comunicação e à liberdade de expressão; Direito ao desporto e ao lazer; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito ao território e à mobilidade; Direito à segurança pública e ao acesso à justiça.
O quarto grupo foi facilitado pelos técnicos Josino Barbosa e Paula Cristiane da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP), onde junto aos jovens discutiram sobre identidade, diversidade, segurança pública e o acesso à justiça.
No período da tarde os grupos apresentaram suas propostas, seguido de debates. Após foi realizada a eleição de delegados para a etapa estadual, onde o técnico da COONAP Josino Barbosa e os Assentados Jackson de Sousa Bezerra do Assentamento Venâncio Tomé e Edilene Santos Silva do Assentamento União foram uns dos eleitos como delegados para a próxima etapa.
Para a assentada Fabiana Batista do Assentamento Emanoel Joaquim, a participação na conferência é muito importante para a ela enquanto jovem “a conferência é uma forma de integrar nós jovens para que possamos conhecer mais as políticas existentes e sugerir outras” afirmou a jovem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário